Notícias

Bioenergia: opção econômica e ecológica para empresas

Árvores de Eucalipto - produção de BioenergiaNo dia a dia, máquinas e aparelhos precisam de diferentes tipos de energia para funcionar. Do simples girar a chave do carro até ligar um chuveiro elétrico, a sociedade precisa discutir melhor os modos de produzir e consumir energia. As pequenas escolhas de cada um, como deixar o carro em casa e fazer pequenos trajetos a pé, por exemplo, podem fazer toda diferença e diminuir os efeitos de um problema que já faz parte da nossa realidade.

As fontes tradicionais de energia, como petróleo e carvão, estão se esgotando e vêm sendo substituídas pela bioenergia, proveniente de matrizes renováveis, como luz solar, força dos ventos e águas e por meio de florestas plantadas.

O termo bioenergia se refere a qualquer forma de energia renovável produzida a partir de materiais derivados de fontes biológicas. Esse tipo de energia pode ser uma solução para diversificar as fontes e evitar crise energética, aquecimento global, e os temidos apagões.

Benefícios

Transformar resíduos em energia com baixo custo é uma das formas de repensar o uso dos recursos não renováveis e  desenvolvimento das gerações futuras. As vantagens da energia renovável abre um mundo de oportunidades para que a utiliza: é econômica, sustentável, segura, estimula a criação de empregos e contribui, principalmente, para resolver graves problemas ambientais, como o efeito estufa, e minimizar os desgastes climáticos.

Na prática, as trocas de carbono – terrestre e atmosférico – nos processos que envolvem bioenergia são compensadoras. Enquanto com os combustíveis fósseis a quantidade de carbono liberada para atmosfera é muito grande, aumentando a temperatura global.

A opção pela utilização de fontes alternativas de energia reduz a emissão de gases nocivos à atmosfera, garante a renovação dos recursos, tudo isso de forma economicamente viável. A tendência mundial deve substituir gradativamente o uso de outras fontes que além de esgotáveis, vão na contramão da tendência de respeitar, cada vez mais, o meio ambiente, como patrimônio de todos.


Um comentário a Bioenergia: opção econômica e ecológica para empresas

Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>