Notícias

Pallet ou palete? Descubra a diferença

Palete, pallet ou pélete?A palavra pallet tem origem inglesa. Em português, escreve-se palete, forma aportuguesada do francês palette.

Todas têm o mesmo significado: uma plataforma de madeira, metal ou plástico muito utilizada para movimentação de cargas em supermercados, varejo, armazéns e transportadoras.

A escrita da palavra “palete” pode ser encontrada em obras importantes como o Grande Dicionário da Língua Portuguesa (Porto Editora, 2004) ou o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa (Positivo, 2004).

Acentuada na sílaba -le-, sendo grave em português (apesar de aguda em francês), no aportuguesamento tem uma acentuação regular que não necessita alteração. Logo, o acento também é dispensado.

Confira:

  • Pallet – escrita correta em inglês
  • Palete – escrita correta em português
  • Palette – escrita em francês
  • Palet ou pálete – não existem

Características

Os paletes de madeira são os mais comercializados no Brasil e fabricados, principalmente, com eucalipto e pinus. Na E-Paletes Bioenergia, utiliza-se matéria-prima reflorestada e possuem um processo de produção mais limpo, que não emite gases e contribui para a sustentabilidade. Os produtos são produzidos conforme a necessidade dos consumidores.

Na cotação, deve-se informar o peso dinâmico e estático que o palete deverá suportar, suas medidas de largura, comprimento e altura e se o material a ser paletizado precisa ser vazado ou com face superior fechada. Viabilização da logística, otimização e manuseio dos transportes e oferecimento de segurança necessária para o armazenamento de mercadorias são alguns de seus benefícios.

Com estrutura resistente e durável, que permite acesso direto e individual a cada unidade de carga, os paletes ainda garantem resistência na armazenagem de produtos grandes e pesados, verticalizam o espaço para um melhor aproveitamento, auxiliam na organização dos produtos e multiplicam a capacidade de estocagem.


Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>